Visite estes dois sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar Clique aqui para acessar

quinta-feira, 22 de abril de 2010

2

Criar um blog… Wordpress ou Blogger? Qual plataforma utilizar?

Por que nos restringimos a Wordpress ou Blogger,  se existem pelo menos cerca de uma dezena de boas plataformas, como, por exemplo, o LiveJournal, o Joomla, O TypePad, o Windows Live e outras, todas aptas à criação, desenvolvimento e manutenção de  blogs?

A razão é simples: Essas duas plataformas (Blogger e Wordpress) são as mais populares e detêm, sozinhas, mais de 70% da base mundial instalada. Mas, ainda assim, a questão é: Quando optar por uma ou outra?

Sem dúvida alguma, o Wordpress é a mais utilizada dentre as duas plataformas e se até o final do ano passado me perguntassem: “Qual plataforma você prefere?”, eu responderia sem medo de errar: Wordpress, pela maior variedade de recursos que oferece.

Hoje, porém, levaria em conta outros fatores, que assim resumo para os nossos leitores que ainda têm dúvidas:

I- Tecnologia Wordpress:


LogoWP-60x60Com bastante recursos, é recomendável para usuários intermediários e avançados, com algum conhecimento de html, CSS e programação php. Isto não significa que usuários sem esses conhecimentos não consigam criar e dar manutenção a um blog Wordpress. Mas vão ter muito mais dificuldades à medida que o blog começar a crescer e exigir intervenções do administrador, seja para instalar plugins e scripts, fazer correções ou administrar posts e comentários. O Wordpress não é visual (WYSYG), ao contrário do Blogger, o que o torna de mais difícil manutenção. Além disso, é recomendável que você possua um domínio próprio, onde deverá instalá-lo, se quiser ter um total controle sobre ele (isto, por exemplo, não é requisito essencial no Blogger). A falta de um domínio próprio limitará ou impedirá você de fazer algumas operações básicas de ftp, como upload de imagens e arquivos ou a sua exclusão ou movimentação. Hospedagens gratuitas podem ser a solução, mas possuem suas limitações, como tamanho de arquivos e permissões.

Resumindo: O Wordpress é o mais recomendável para usuários intermediários e avançados, que desejam altíssima qualidade em seus blogs, desde que detentores de domínio próprio.


II – Tecnologia Blogger:



Logo Blogger60x60 Mais simples e quase que totalmente visual (sistema WYSYG), não requer domínio próprio nem conhecimento de programação html, CSS ou php, embora estes nunca sejam demais, mesmo que umas poucas noções básicas. Por esse motivo, é recomendável para qualquer nível de usuário, especialmente, os principiantes. É um pouco mais limitado que o Wordpress, mas, desde 2010, pela incorporaação de novos recursos, já não fica muito mais a dever ao seu concorrente, principalmente se manipulado por usuários intermediários ou avançados, que poderão "emular" algumas poucas funções que ainda não possui.

O Blogger é de facílima e rápida manutenção, superando o Wordpress neste aspecto. Alguns recursos que ainda não possuía, como páginas independentes e barra de menu horizontal, foram incorporados, a partir de 2010. O número de plugins para Blogger (gadgets/widgets), scripts (hacks) e templates também aumentou consideravelmente, permitindo, por exemplo, o uso de templates personalizadas de 3 colunas, com barra de navegação e rodapé , em substituição às defaults (horríveis), de 2 colunas, que oferece na instalação. O editor de textos tambem foi bastante melhorado, com novos recursos de formatação e a inclusão do "jump break" (declaração <!—more —>), que antes não possuía. O "jump break" ainda apresenta alguns defeitinhos, mas nada difícil de corrigrir (vamos publicar um post sobre isto).

Resumindo: Se você for iniciante, não possui domínio próprio, tem pouco tempo para dar manutenção ou é preguiçoso, use o Blogger!

Até  a próxima! Esperamos ter facilitado a sua escolha.

2 Comentários:

LISON disse...

Que Post Fantástico!
AMIGO IVO, a sua matéria é excelente e nos presenteia com esclarecimentos importantes, além de oferecer alternativas para a escolha de uma plataforma que se enquadre no perfil de cada um.
Parabéns por mais um excelente post!
Abraços,
LISON.

Ivo S. G. Reis disse...

Obrigado pela força, Lison. Se puder, ajude-me a divulgar para os amigos do diHITT.
Bação!

Postar um comentário

Deixe aqui as suas impressões sobre o artigo, ainda que seja para discordar!

Outros Sites da Rede DDD:

(Pareo mouse sobre a imagem para fixá-la!)

Links dos Sites:

Sites Parceiros:

(Ainda não formamos parcerias e estes são parceiros de um outro blog da "Rede DDD". Vamos fazer uma outra galeria. Que tal ver o seu site incluído aqui?

Galeria dos parceiros DDD

Nossa justa homenagem (acesse os links pela barra lateral esquerda, em "Sites Parceiros")



(Obs.: Esta localização poderá ser alterada, sem prévio aviso, se necessário para melhor adaptação à estrutura do blog).

Recomendados em "Tecnologia & Ciência":

(Listagem em elaboração para a área)

  ©Derivação do Template Blogger Elegance by Dicas Blogger, customizado por Ivo S. G. Reis.

TOPO