Visite estes dois sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar Clique aqui para acessar

quinta-feira, 6 de maio de 2010

9

Netbook ou notebook? Já dá para ficar na dúvida?

Para quem ainda não conhece as principais diferenças entre um "netbook" e um "notebook", sim; para quem já conhece, não.

Em princípio, o netbook surgiu com a intenção de conquistar o público feiminino e os gays para, depois, desbancar o notebook e assumir o seu nicho de mercado, com a suposta expectativa de que num design inteligente e com um equipamento menor, mais leve, mais versátil e fácil de transportar, ele conquistasse facilmente a preferência desse público-alvo e desbancasse os notebooks. Mas não foi isso o que aconteceu e nem me parece que vá conseguir, nem mesmo entre as mulheres, com suas bolsas enoooormes e os gays.

Suas principais vantagens, o design, tela widescreen, peso de apenas 1.3 kg, formato de cantos arredondados que facilitam o transporte, o tamanho, e a autonomia anunciada de 6 horas (que, na realidade, não passam de 4 horas e meia) se anulam diante dos problemas que apresenta com o procesamento de imagens e vídeos. E é aí que reside o seu principal defeito e que os fabricantes vão ter de resolver no futuro, se quiserem mesmo que ele desbanque o notebook: as imagens e os vídeos apresentam-se distorcidos e grandes imagens demoram muito a carregar, mais do que nos notebooks e desktops. Games, numa tela widescreen de 11 polegadas, então, nem pensar! Muito menos filmes.

Para piorar, tem sido relatado  que a distribuição do peso não é uniforme (pesa mais de uma lado), ficando difícil equilibrá-lo nos joelhos, como se faz com o notebook. Desse jeito, nem o público femininino vai aprovar pois, para elas, esse requisito é fundamental.

Pelo visto, parece que essa nova tecnologia, que muit prometia, ainda vai demorar um pouco a se ajustar, até conseguir "emplacar" de vez.

Utilidades que justifiquem o uso do netbook, no lugar do notebook ainda estão por ser descobertas e há muito que ser melhorado. Parece que o lançamento do produto foi um pouco apressado. Mas se corrigirem todos esses defeitos... Bem, aí já é história para um outro post, quando e se esse dia chegar.

9 Comentários:

hiq13 disse...

Não sei não... Esse post me pareceu muito tendencioso, ainda mais quando começou dizendo que tal produto tinha como alvo atingir mulheres e gays, será que foi mesmo esse o planejamento? com certeza que não...

Depois de ler a primeira frase desqualifico todo o resto do texto, mais me pareceu que você brigou com um alguém que tem um netbook e conta vantagens por isso, e que você tem um notebook e não conseguiu ganhar a discussão...

É amiguito, tu apelou. KKKKKKK

Gilvane Alves disse...

Meu... na boa.. se vc tem um blog com Tecnologia no nome, devia estar muito melhor informado, ou pelo menos não se meter a comentar sobre o que não sabe..
essa de q netbook foi criado pra mulher e gay foi no minimo forçada... e cade a explicação tecnica, um comparativo e tal??

se não sabe o q vai escrever, se informa antes...

na realidade, netbook era aqueles primeiros Asus eeePc q sairam com 4GB de hd flash e 512mb de ram q só serviam pra acessar a internet mesmo, por isso "netbook"... agora ja estão vindo com hd de 160, 2Gb de ram.. portando esse termo netbook nem faz mais sentido ...

se atualiza, meu filho...

Dandan disse...

Eu tenho um Accer, com 250GB de Hd, 2GB de ram...melhor do q muito Notbook por ae ...

Unknown disse...

nossa.. que gente estressada.. sabe um pouco mais e ja acha que é rei :D kkk

Ivo S. G. Reis disse...

Esta resposta vai especficamente para o Gilvane e o h1q13 (???), que parecem ser fãs do netbook e terem ficado indignados com a matéria.

Primeiramente, eu não cometeria a irresponsabilidade de escrever um post relativo a um assunto sobre o qual não tivesse pesquisado, ainda mais quando de natureza técnica. Não estou pedindo que acreditem na informação, pois vocês têm os mesmos meios que eu para pesquisar e tirar a prova.

Por outro lado, este blog pertence à Rede DDD, que prima por escrever coisas sérias e comprovadas e não leviandades. Se eu fizesse isto estaria queimando a credibilidade da rede, que está crescendo e tem sido reconhecida, justamente pela sua seriedade e pelas qualidades das notícias que dá em diversas áreas.

Confirmo o que pesquisei (e vi): o netbook é de uso limitado (talvez para acessar a internet em viagens)e foi fabricado visando mais o público feminino e talvez estudantes com necessidade de acesso à internet, de qualquer lugar. Tanto que a HP, com o HP mini, a Vostro, o Netbook Mobo Red e tantos outros estão aí para confirmar, com os seus modelos femininos (a maioria).

Experimentem pegar os grossos dedos masculinos e teclar naquele tecladinho tão delicado. Será um desastre.

Por outro lado, netbooks - pelo menos os fabricados até agora - não têm leitores de CD/DVD e o seu preço, que deveria ser bem menor do que o de um notebook, aqui no Brasil não justifica, pois é quase igual ao de um desktop ou notebook.

Não digo que não tenha suas vantagens e que não possa emplacar dentro de mais um ou dois anos, mas o público alvo será certamente aquele que não fará uso profissional da maquininha e as mulheres, que morrem de amor por ele. Quanto ao preço? Ainda tem de baixar muuuuuito e acho que só será viável quando deixar de ser novidade.

Mas se vocês gostaram, quiserem comprar e usar como "novidade", façam bom proveito. Afinal, o dinheiro é de vocês e ninguém tem nada com isso.

Como a nossa intenção aqui foi apenas informar, prestar um serviço e alertar, acho que fizemos a nossa parte, a despeito de algumas críticas. O resto é com cada um.

De minha parte, prefiro esperar mais um pouco antes de comprar, só porque é bonitinho, levezinho e novidade. Nessa eu não entro!

Ricardo disse...

concordo com quem postou a notícia!
mulheres e gays sim!
dá uma olhada nessas "novidades" aki da SONY e me diz se não é igualzinho àquelas carteiras enormes q as mulheres e os gays adoram?
http://digitaldrops.com.br/drops/2010/05/sony-vaio-p-com-novos-touchpads-acelerometro-gps-e-bussola.html
tá certo q existem modelos bem mais sérios, mas dá uma olhada na tendência q as coisas estão indo! (em relação à netbooks)
tá loco, bando de hipócrita!

hiq13 disse...

Não da pra dizer que sou fã de netbook, sendo que a tela do meu notebook é de 17"...

Porém, qualquer um com capacidade de analisar um texto, enxerga equivocos no que esta escrito.

Na verdade a tecnologia visa chegar a um ponto em comum com a comodidade e facilidade. Um produto com essa tecnologia não teria o menor sentido limitar um publico alvo, ja que pra isso, gays e mulheres apenas adaptariam um item para seu gosto, assim sendo, até o notebook pode ser algo para mulheres e gays.

Se você não consegue enxergar o erro ai amigo, é apenas pura limitação sua.
Hipocrisia seria outra coisa.
Abraços.

Ivo S. G. Reis disse...

Gosto é gosto e, dizem, "não se discute". Coloquei as limitações que vejo nos netbooks HOJE. Como disse no texto, amanhã é outro dia. Pode ser que eles evoluam (eu até acredito nisso), incluam novas funcionalidades e o tornem viável para qualquer público.

Mas hoje...

Unknown disse...

http://www.extra.com.br/Informatica/Netbook/Netbook-Asus-1025C-GRY031S-com-Intel-Atom-N2600-2GB-320GB-Leitor-de-Cartoes-HDMI-Wireless-Webcam-LED-10-1%E2%80%9D-e-Windows-7-1762138.html

Eu tinha comprado por R$629, agora aumentou o preço.

Achei que estava muito bom o preço e comprei, tem tudo que esperava que uma vez o um netbook teria, quando chegou na questão de preço fui logo comprando, ainda bem que comprei logo. muito bom. só a resolução que não ajuda muito 1024x600, mas aprendi um truque pra deixar as janelas parecidas com windows 2000.
É ótimo pra ligar na televisão com saída HDMI

Postar um comentário

Deixe aqui as suas impressões sobre o artigo, ainda que seja para discordar!

Outros Sites da Rede DDD:

(Pareo mouse sobre a imagem para fixá-la!)

Links dos Sites:

Sites Parceiros:

(Ainda não formamos parcerias e estes são parceiros de um outro blog da "Rede DDD". Vamos fazer uma outra galeria. Que tal ver o seu site incluído aqui?

Galeria dos parceiros DDD

Nossa justa homenagem (acesse os links pela barra lateral esquerda, em "Sites Parceiros")



(Obs.: Esta localização poderá ser alterada, sem prévio aviso, se necessário para melhor adaptação à estrutura do blog).

Recomendados em "Tecnologia & Ciência":

(Listagem em elaboração para a área)

  ©Derivação do Template Blogger Elegance by Dicas Blogger, customizado por Ivo S. G. Reis.

TOPO