Visite estes dois sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar Clique aqui para acessar

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

1

Maravilhas da tecnologia: originais da Bíblia manuscrita grega mais antigos que o "Codex Vaticanus" já pode ser consultado online, pela internet

Veja e leia o manuscrito grego mais antigo da Bíblia, online e traduzido: o Codex Sinaiticus

Sim, é verdade, até isso já é possível, graças à internet. Mas não é só a visualização das páginas e a simples leitura (afinal, quase ninguém fala grego). O site que disponibiliza essa fonte de pesquisa mostra a página original em grego do Século IV e, ao lado, a tradução ( por enquanto, apenas para 4 línguas, entre as quais, como era de se esperar, o Português não está incluído). Mas é possível ler a tradução em Inglês, que já satisfaz.

Mais que isso, é permitida a busca, se você entrar com a referência dos livros, capítulos e versículos. Uma vez localizada a página, o original e a tradução inglesa são exibidos. E você pode navegar pela página, usando um sistema de coordenadas de navegação semelhantes ao Google Earth.

O Projeto Codex Sinaiticus, é uma experiência (ainda não concluída) que visa disseminar o conhecimento desta versão da Bíblia pelo mundo. Embora já funcionando e bastante adiantado, algumas passagens bíblicas ainda não estão traduzidas, o que, felizmente, são poucas.

Foi idealizado porque existem apenas dois documentos que se dizem ser traduções dos autênticos originais da Bíblia: um, o "Codex Vaticanus " (baseado na Septuaginta) e este, o Codex Sinaiticus , ambos datando mais ou menos da mesma época (Século IV). Especula-se que Sinaiticus manuscrito possa ser mais antigo que os originais do Vaticano.

Segundo estudiosos, o Codex Sinaiticus, também conhecido como Manuscrito "Aleph", é o único que contém o Novo Testamento inteiro. Daí a sua importância para pesquisas. Outra importância que se dá é que enquanto O Codex Vaticanus é trancado a sete chaves no Vaticano, não permitindo a consulta direta, o original do Codex Sinaiticus encontra-se no Museu Britânico, foi digitalizado e depois disponibilizado para consulta na internet.

O Codex Sinaiticus (*) é um projeto patrocinado pela Brtish Library, National Library of Russia, St. Catherine Monastery e Leipzig University Library. Eis aí porque a tradução inicial foi feita apenas em 4 línguas: Inglês, Grego, Alemão e Russo. Abaixo, a definição do projeto, dada pelo próprio site:

"Codex Sinaiticus is one of the most important books in the world. Handwritten well over 1600 years ago, the manuscript contains the Christian Bible in Greek, including the oldest complete copy of the New Testament. Its heavily corrected text is of outstanding importance for the history of the Bible and the manuscript – the oldest substantial book to survive Antiquity – is of supreme importance for the history of the book."
(*) -O Codex Sinaiticus foi descoberto por Constantin von Tischendorf, em sua terceira visita ao Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, no sopé do Monte Sinai (Egipto), em 1859.

Fontes: Codex Sinaiticus (http://www.codex-sinaiticus.net/en) ;
            Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3dex_Sinaiticus )

1 Comentário:

Ivo S. G. Reis disse...

Para os estudiosos da Bíbia, conhecer a história do Codex Sinaiticus é de grande importância.

Postar um comentário

Deixe aqui as suas impressões sobre o artigo, ainda que seja para discordar!

Outros Sites da Rede DDD:

(Pareo mouse sobre a imagem para fixá-la!)

Links dos Sites:

Sites Parceiros:

(Ainda não formamos parcerias e estes são parceiros de um outro blog da "Rede DDD". Vamos fazer uma outra galeria. Que tal ver o seu site incluído aqui?

Galeria dos parceiros DDD

Nossa justa homenagem (acesse os links pela barra lateral esquerda, em "Sites Parceiros")



(Obs.: Esta localização poderá ser alterada, sem prévio aviso, se necessário para melhor adaptação à estrutura do blog).

Recomendados em "Tecnologia & Ciência":

(Listagem em elaboração para a área)

  ©Derivação do Template Blogger Elegance by Dicas Blogger, customizado por Ivo S. G. Reis.

TOPO